20 abr 2020
O Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (CEDOC) e o Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB NOVA), juntamente com o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), o Instituto de Medicina Molecular (iMM) e o Instituto de Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET), criaram o consórcio Serology4Covid, com o objetivo de implementar um ensaio serológico de deteção de anticorpos para a COVID-19 na população portuguesa.
Os testes serológicos vão permitir reconstruir o passado e identificar quem esteve infetado com o vírus SARS-CoV-2, permitindo ter um panorama mais realista e completo do que se passou no país, para assim conseguir suportar a implementação de novas estratégias para controlar a propagação e minimizar as suas consequências para a saúde, sociedade e economia.
Embora estejam a ser desenvolvidos protótipos com o mesmo objetivo em todo o mundo, são dispendiosos e pouco precisos. O consórcio pretende assim desenvolver testes mais acessíveis e autossuficientes, reforçando desta forma a capacidade existente.
A iniciativa tem o apoio do Fundo de Emergência COVID-19 da Fundação Calouste Gulbenkian, da Sociedade Francisco Manuel dos Santos e da Câmara Municipal de Oeiras.