21 de janeiro de 2021

Estado de Emergência – Despacho Reitoral n.º31/2021, de 21 de janeiro de 2021

Tendo em conta a evolução da situação epidemiológica, e na sequência da suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais decidida, a 21 de janeiro de 2021, em Conselho de Ministros, dá-se conhecimento a toda a comunidade NOVA do Despacho Reitoral n.º31/2021 e respetivos anexos:

– Anexo 1: Comunicado do MCTES, 21 de janeiro – Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência
– Anexo 2: Declaração de deslocação para trabalhador
– Anexo 3: Reporte semanal de situações COVID na NOVA

19 de janeiro de 2021

Alteração da regulamentação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República

De forma a responder à movimentação ocorrida nos últimos dias, verificou-se a necessidade de clarificação das medidas restritivas aplicadas e a adoção de medidas adicionais com vista a procurar inverter o crescimento acelerado da pandemia.

Consulte aqui o Decreto n.º 3-A/2021, de 14 de janeiro, que clarifica as medidas já definidas e acrescenta novas medidas. Mantêm-se inalteradas as restantes medidas e regras vigentes.

14 de janeiro de 2021

Estado de emergência – Despacho Reitoral n.º17/2021, 14 de janeiro

Face à renovação da declaração do estado de emergência decretada pelo Presidente da República (Decreto n.º 6-B/2021), a 13 de janeiro de 2021, o Conselho de Ministros aprovou, a 14 de janeiro de 2021, um conjunto de medidas restritivas adicionais com vista a procurar inverter o crescimento acelerado da pandemia (Decreto n.º 3-A/2021).

De acordo com a resolução do Conselho de Ministros, dá-se conhecimento a toda comunidade académica do Despacho Reitoral n.º17/2021, com os procedimentos e medidas a adotar na Universidade NOVA de Lisboa:

Consulte também o Plano de Contingência da NOVA em vigor, agora atualizado.

Conheça ainda as mais recentes recomendações para as instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, divulgadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em comunicado, no dia 14 de janeiro de 2021.

2 de novembro de 2020

Renovação da situação de calamidade em todo o território nacional continental

Face ao agravamento da situação pandémica, o Conselho de Ministros aprovou, através da Resolução de Conselho de Ministros n.º 92-A/2020, publicada a 2 de novembro, um conjunto de medidas para os concelhos com situação de risco elevado, nas quais se inclui a fixação de medidas adicionais para impor novas restrições, bem como para alargar as restrições já existentes, a outros concelhos do território nacional continental.

Consulte aqui a informação da Resolução de Conselho de Ministros n.º 92-A/2020.

No seguimento das medidas aprovadas, o Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior emitiu, em comunicado de 2 de novembro, algumas recomendações para garantir condições eficazes e de segurança na continuação das atividades académicas e científicas em curso, sobretudo nos concelhos abrangidos pelas medidas excecionais agora aprovadas.

Consulte aqui o Comunicado com as “Recomendação às instituições científicas e de ensino superior para a manutenção das atividades académicas e científicas face ao agravamento da situação epidemiológica”.

19 de outubro de 2020

Nova informação sobre o Plano de Contingência

O presente documento dá a divulgar os pontos essenciais do Plano de Contingência da NOVA para a Doença por Coronavírus (COVID-19) estabelecido pela Universidade NOVA de Lisboa e atualizado às atuais circunstâncias da evolução da pandemia e às orientações das autoridades, fornece informação aos estudantes e colaboradores da NOVA sobre esta doença, sobre as medidas de prevenção e controlo desta infeção, e sobre os procedimentos e medidas a adotar perante a identificação de casos suspeitos e/ou confirmados.

Ler mais19 de outubro de 2020

10 de agosto de 2020

Criação do Grupo de Missão “NOVA – COVID out – 2020/2021”

De acordo com o estipulado no Despacho Reitoral N.º156/2020 qualquer ocorrência de risco ou factual relacionado com a COVID numa Unidade Orgânica ou em serviços dos SAS deve ser de imediato reportada ao Grupo de Missão “NOVA – COVID out – 2020/2021”, para ficar a ser acompanhada e devidamente aconselhada.

Ler mais10 de agosto de 2020

6 de julho de 2020

Princípios, Normas gerais e Medidas estruturais para o Ano académico 2020/2021

Reconhecendo o desempenho da NOVA, das suas Unidades Constitutivas, e dos membros da comunidade da NOVA no processo de confinamento, bem como no processo faseado de desconfinamento e de retoma da actividade (nova normalidade), que marca o final do 2º semestre do ano académico de 2019-2020 – o que provou, nos dois momentos, capacidade, espírito cívico e afirmação de liderança – cumpre agora estabelecer os princípios, as normas gerais, e medidas estruturais para o ano académico de 2020-2021. Estes elementos estão descritos no anexo (Anexo I) ao presente Despacho e que dele faz parte integrante.

Lisboa, 6 de julho de 2020

O Reitor,
Professor Doutor João Sàágua

29 de junho de 2020

NOVA prepara arranque do ano letivo 2020/2021

No próximo ano letivo a NOVA estará aberta às atividades presenciais, no ensino, na investigação e na colaboração com instituições sociais e empresas. Fá-lo-á com toda a segurança sanitária necessária. Para isso está a implementar, desde finais de maio, o programa “NOVA: COVID-OUT”, que levará à certificação dos seus campi por uma entidade nacional de referência e acreditada internacionalmente.

Saber mais aqui.

22 de maio de 2020

Universidade NOVA começa testes serológicos à comunidade académica

A Universidade NOVA de Lisboa vai começar a realizar testes serológicos à comunidade académica. Serão testados professores, investigadores, funcionários e alunos que frequentam aulas presenciais e ainda todos os que estão em residências universitárias. Os testes, gratuitos e voluntários, vão ser efetuados em todas as faculdades, institutos e escola da NOVA, bem como na Reitoria.

Ler mais22 de maio de 2020