Consórcio integrado pela FCT NOVA recebe financiamento de meio milhão de euros para projeto sobre deteção da COVID-19 em águas residuais

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA, através do CENIMAT (Centro de Investigação de Materiais) e da UCIBIO (Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas), integra um consórcio que recebeu um financiamento de meio milhão de euros para desenvolver o projeto “Eco2Covid – Desenvolvimento de Plataformas de Deteção e Monitorização em Águas do Coronavírus”. Para além da FCT NOVA, integram o consórcio a Tejo Atlântico, a Universidade de Coimbra e o INOVA+.

Ler maisConsórcio integrado pela FCT NOVA recebe financiamento de meio milhão de euros para projeto sobre deteção da COVID-19 em águas residuais

Exposição virtual “Tempos de doença, tempos de cura”

24 jul 2020

As doenças pandémicas estão na ordem do dia devido à COVID-19, revelando-se uma temática com interesse de estudo na área das Ciências Sociais e Humanas. Nesse sentido, a Divisão de Bibliotecas e Documentação da NOVA FCSH e o consórcio ROSSIO juntaram-se para recolher informações e recursos sobre o tema.

Desta parceria nasceu a exposição virtual “Tempos de doença, tempos de cura” que ficará online no site da NOVA FCSH de 14 de julho a 31 de dezembro de 2020.

Ler maisExposição virtual “Tempos de doença, tempos de cura”

Instituto de História Contemporânea da NOVA quer juntar documentos e memórias dos portugueses sobre a pandemia

13 jul 2020

A pandemia causada pelo Coronavirus SARS-CoV2 representa um momento invulgar que afeta diretamente toda a população. Sabendo da importância de reunir o máximo de testemunhos que possam dar a conhecer os efeitos da pandemia Covid-19 na sociedade portuguesa, Investigadores do Instituto de História Contemporânea da NOVA (IHC – NOVA FCSH) apresentaram o Memória Covid, um projeto que pretende documentar a pandemia em curso para memória futura. 

Ler maisInstituto de História Contemporânea da NOVA quer juntar documentos e memórias dos portugueses sobre a pandemia

NOVA Medical School vai fazer testes de diagnóstico COVID-19 a quem viajar para a Madeira com partida em Lisboa

1 jul 2020

Quem viajar para a Madeira com partida de Lisboa passa a poder ser testado à COVID-19 gratuitamente a partir de dia 1 de julho. Através de uma parceria estabelecida entre a NOVA Medical School da Universidade NOVA de Lisboa e o Governo Regional da Madeira, os testes de diagnóstico vão ser realizados pelo CEDOC – Centro de Estudos de Doenças Crónicas, de segunda a sexta-feira, entre as 8h00 e as 10h00.

Ler maisNOVA Medical School vai fazer testes de diagnóstico COVID-19 a quem viajar para a Madeira com partida em Lisboa

Estudante do ITQB NOVA que desenvolveu uma câmara de descontaminação distinguido pelo Ministro da Defesa

29 jun 2020

Wilson Antunes, estudante de doutoramento do ITQB NOVA, foi distinguido pelo Ministro da Defesa com a Medalha da Defesa Nacional, pelo desenvolvimento de uma Câmara de Descontaminação do Exército. 

O protótipo de uma câmara de descontaminação portátil para desinfetar máscaras foi desenvolvido no Centro de Investigação da Academia Militar para permitir a descontaminação e reutilização de máscaras.

Ler maisEstudante do ITQB NOVA que desenvolveu uma câmara de descontaminação distinguido pelo Ministro da Defesa

COVID 19: Portugal contribui para o reforço da capacitação laboratorial do Lubango – Angola

26 jun 2020

O Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade NOVA de Lisboa, foi o anfitrião de uma cerimónia simbólica para assinalar o arranque de um projeto que tem como objetivo reforçar a capacidade laboratorial da cidade do Lubango, capital da província da Huíla, em Angola.

O Diretor do IHMT-NOVA, Filomeno Fortes, entregou ao Embaixador de Angola em Lisboa, Carlos Alberto Fonseca, um aparelho de PCT-RT que será instalado no laboratório da Universidade Mandume ya Ndemufayo, na cidade do Lubango.

Ler maisCOVID 19: Portugal contribui para o reforço da capacitação laboratorial do Lubango – Angola

Dispositivo para monitorização da tosse desenvolvido por estudantes da NOVA selecionado para programa de aceleração da União Europeia

24 jun 2020

Um grupo de estudantes do curso de Engenharia Biomédica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA desenvolveu o C-mo, um dispositivo para monitorização e avaliação de diferentes padrões de tosse. Esta ideia ganhou particular relevância na fase que atravessamos, pelo facto da tosse ser um dos sintomas principais da Covid-19.

A C-mo Medical Solutions responde a uma necessidade clínica através de um dispositivo de monitorização da tosse que fornece uma avaliação abrangente dos padrões distintos de tosse de um paciente.

Ler maisDispositivo para monitorização da tosse desenvolvido por estudantes da NOVA selecionado para programa de aceleração da União Europeia

ENSP-NOVA e Federação Nacional das Associações Juvenis lançam manual para desconfinamento

22 jun 2020

A Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) juntou-se à Escola Nacional de Saúde Pública para lançar um manual de recomendações para as associações juvenis, com o objetivo de que as coletividades possam voltar às suas atividades em total segurança. O documento surge no âmbito da campanha “Desconfinar Jovem – A Tua Causa” da FNAJ, que, ao longo dos próximos meses, terá diversas iniciativas para apoiar os jovens no regresso às suas rotinas.

Ler maisENSP-NOVA e Federação Nacional das Associações Juvenis lançam manual para desconfinamento

NOVA desafia a sua comunidade académica a desenvolver soluções inovadoras para enfrentar os desafios impostos pela Covid-19

18 jun 2020

A pandemia de Covid-19 veio realçar ainda mais a importância da inovação e do empreendedorismo social na obtenção de respostas inovadoras, pelo seu potencial de impacto e sustentabilidade. É neste contexto que o Gabinete de Criação de Valor da NOVA desafia toda a comunidade académica a participar na recém-criada iniciativa NOVA impACT! Challenges 2020.

Ao longo de 3 semanas (13 a 31 de julho), os candidatos selecionados terão acesso a workshops, mentoria especializada e recursos da Universidade para desenvolverem uma prova de conceito/protótipo, além de um prémio monetário para apoiar a implementação da ideia.

Ler maisNOVA desafia a sua comunidade académica a desenvolver soluções inovadoras para enfrentar os desafios impostos pela Covid-19

Relatório SMART PORTUGAL Webinars – Conversas digitais sobre inteligência urbana em tempo de pandemia

5 jun 2020

Entre 8 de abril e 13 de maio, o NOVA Cidade – Urban Analytics Lab – laboratório de inteligência urbana da NOVA IMS – promoveu um ciclo de conferências online para debater, semanalmente e de forma temática, os principais desafios e oportunidades no quadro da inteligência urbana e coesão territorial no combate à pandemia (saber mais).

Com base nos seis SMART PORTUGAL Webinars – Conversas digitais sobre inteligência urbana em tempo de pandemia realizados, foi agora apresentado um relatório com as principais conclusões dos Webinars.

Ler maisRelatório SMART PORTUGAL Webinars – Conversas digitais sobre inteligência urbana em tempo de pandemia