9 fev 2021
O UNINOVA – Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA participa em projeto que pretende que o robô “Júlia 1” seja capaz de descontaminar, de forma prática e eficiente, espaços de grande dimensão, como unidades de saúde, fábricas, escritórios ou centros comerciais.
A equipa multidisciplinar está a combinar características de diferentes dispositivos existentes no mercado num dispositivo sustentável que utiliza tecnologia verde. A solução, que recorre a radiação ultravioleta, permite uma desinfeção do ar e superfícies de forma eficaz, segura e autónoma.
Ler maisRobot Julieta 1 vai “descontaminar espaços” e “combater a pandemia”
A NOVA Medical School promoveu um Webinar para ajudar a esclarecer todas as questões quando à vacinação contra a COVID-19. O
Uma equipa de investigadores do ITQB NOVA, liderada por Catarina Pimentel, implementou um teste para a COVID-19 com recurso à saliva, em colaboração com o Laboratório de Bromatologia e Defesa Biológica (Unidade Militar Laboratorial de Defesa Biológica e Química) e o Hospital das Forças Armadas. O teste utiliza a tecnologia LAMP (método de amplificação isotérmica, do inglês Loop-mediated isothermal amplification) com deteção colorimétrica, em que, através de uma mudança de cor visível a olho nu, é possível saber em 30 a 60 minutos se uma pessoa está ou não infetada pelo vírus SARS-CoV-2.
Já é possível ao público em geral realizar o teste diagnóstico COVID-19 no CEDOC – Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NOVA Medical School, mais uma iniciativa da NOVA de apoio à população no combate à pandemia.
O Município de Oeiras estabeleceu um protocolo com o ITQB NOVA com vista à aplicação de testes para diagnóstico de COVID-19 a profissionais de primeira linha e entidades com respostas sociais, a desempenhar funções em Oeiras.
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA, através do CENIMAT (Centro de Investigação de Materiais) e da UCIBIO (Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas), integra um consórcio que recebeu um financiamento de meio milhão de euros para desenvolver o projeto “Eco2Covid – Desenvolvimento de Plataformas de Deteção e Monitorização em Águas do Coronavírus”. Para além da FCT NOVA, integram o consórcio a Tejo Atlântico, a Universidade de Coimbra e o INOVA+.
As doenças pandémicas estão na ordem do dia devido à COVID-19, revelando-se uma temática com interesse de estudo na área das Ciências Sociais e Humanas. Nesse sentido, a
A pandemia causada pelo Coronavirus SARS-CoV2 representa um momento invulgar que afeta diretamente toda a população. Sabendo da importância de reunir o máximo de testemunhos que possam dar a conhecer os efeitos da pandemia Covid-19 na sociedade portuguesa, Investigadores do
Quem viajar para a Madeira com partida de Lisboa passa a poder ser testado à COVID-19 gratuitamente a partir de dia 1 de julho. Através de uma parceria estabelecida entre a NOVA Medical School da Universidade NOVA de Lisboa e o Governo Regional da Madeira, os testes de diagnóstico vão ser realizados pelo
Wilson Antunes, estudante de doutoramento do ITQB NOVA, foi distinguido pelo Ministro da Defesa com a Medalha da Defesa Nacional, pelo desenvolvimento de uma Câmara de Descontaminação do Exército.