Robot Julieta 1 vai “descontaminar espaços” e “combater a pandemia”

9 fev 2021

UNINOVA – Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA participa em projeto que pretende que  o robô “Júlia 1” seja capaz de  descontaminar, de forma prática e eficiente, espaços de grande dimensão, como unidades de saúde, fábricas, escritórios ou centros comerciais.

A equipa multidisciplinar está a combinar características de diferentes dispositivos existentes no mercado num dispositivo sustentável que utiliza tecnologia verde. A solução, que recorre a radiação ultravioleta, permite uma desinfeção do ar e superfícies de forma eficaz, segura e autónoma.

Ler maisRobot Julieta 1 vai “descontaminar espaços” e “combater a pandemia”

Webinar “Vacina anti-SARS-CoV-2: O que devemos saber”

22 jan 2021

A NOVA Medical School promoveu um Webinar para ajudar a esclarecer todas as questões quando à vacinação contra a COVID-19. O Webinar “Vacina anti-SARS-CoV-2: O que devemos saber” juntou especialistas, docentes e investigadores da escola, que responderam a dúvidas que tinham sido previamente enviadas.

Este Webinar contou com a moderação do Professor Jaime Branco, Diretor da NOVA Medical School, e como oradores os professores e investigadores do CEDOC Helena Soares, Luis Borrego e Paulo Paixão.

Ler maisWebinar “Vacina anti-SARS-CoV-2: O que devemos saber”

ITQB NOVA desenvolve teste com resultado visível a olho nu 100% português

28 dez 2020

Uma equipa de investigadores do ITQB NOVA, liderada por Catarina Pimentel, implementou um teste para a COVID-19 com recurso à saliva, em colaboração com o Laboratório de Bromatologia e Defesa Biológica (Unidade Militar Laboratorial de Defesa Biológica e Química) e o Hospital das Forças Armadas. O teste utiliza a tecnologia LAMP (método de amplificação isotérmica, do inglês Loop-mediated isothermal amplification) com deteção colorimétrica, em que, através de uma mudança de cor visível a olho nu, é possível saber em 30 a 60 minutos se uma pessoa está ou não infetada pelo vírus SARS-CoV-2.

Ler maisITQB NOVA desenvolve teste com resultado visível a olho nu 100% português

Testes diagnóstico COVID-19 no CEDOC alargados ao grande público

13 nov 2020

Já é possível ao público em geral realizar o teste diagnóstico COVID-19 no CEDOC – Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NOVA Medical School, mais uma iniciativa da NOVA de apoio à população no combate à pandemia.

Para agendar um teste basta ter mais de 18 anos e apresentar um documento de identificação válido. A marcação prévia é feita online, através da plataforma Diagnóstico COVID, e não é necessário apresentar qualquer requisição ou prescrição médica.

Ler maisTestes diagnóstico COVID-19 no CEDOC alargados ao grande público

Parceria entre ITQB NOVA e Município de Oeiras permite testar profissionais de primeira linha

25 set 2020

O Município de Oeiras estabeleceu um protocolo com o ITQB NOVA com vista à aplicação de testes para diagnóstico de COVID-19 a profissionais de primeira linha e entidades com respostas sociais, a desempenhar funções em Oeiras.

Já foram realizados cerca de 900 testes diagnósticos da COVID-19 aos profissionais das escolas de Oeiras, em preparação para o novo ano letivo. Estão a ser testadas também categorias profissionais como polícias e bombeiros, que estão em permanente contacto com a população.

Ler maisParceria entre ITQB NOVA e Município de Oeiras permite testar profissionais de primeira linha

Consórcio integrado pela FCT NOVA recebe financiamento de meio milhão de euros para projeto sobre deteção da COVID-19 em águas residuais

10 ago 2020

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA, através do CENIMAT (Centro de Investigação de Materiais) e da UCIBIO (Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas), integra um consórcio que recebeu um financiamento de meio milhão de euros para desenvolver o projeto “Eco2Covid – Desenvolvimento de Plataformas de Deteção e Monitorização em Águas do Coronavírus”. Para além da FCT NOVA, integram o consórcio a Tejo Atlântico, a Universidade de Coimbra e o INOVA+.

Ler maisConsórcio integrado pela FCT NOVA recebe financiamento de meio milhão de euros para projeto sobre deteção da COVID-19 em águas residuais

Exposição virtual “Tempos de doença, tempos de cura”

24 jul 2020

As doenças pandémicas estão na ordem do dia devido à COVID-19, revelando-se uma temática com interesse de estudo na área das Ciências Sociais e Humanas. Nesse sentido, a Divisão de Bibliotecas e Documentação da NOVA FCSH e o consórcio ROSSIO juntaram-se para recolher informações e recursos sobre o tema.

Desta parceria nasceu a exposição virtual “Tempos de doença, tempos de cura” que ficará online no site da NOVA FCSH de 14 de julho a 31 de dezembro de 2020.

Ler maisExposição virtual “Tempos de doença, tempos de cura”

Instituto de História Contemporânea da NOVA quer juntar documentos e memórias dos portugueses sobre a pandemia

13 jul 2020

A pandemia causada pelo Coronavirus SARS-CoV2 representa um momento invulgar que afeta diretamente toda a população. Sabendo da importância de reunir o máximo de testemunhos que possam dar a conhecer os efeitos da pandemia Covid-19 na sociedade portuguesa, Investigadores do Instituto de História Contemporânea da NOVA (IHC – NOVA FCSH) apresentaram o Memória Covid, um projeto que pretende documentar a pandemia em curso para memória futura. 

Ler maisInstituto de História Contemporânea da NOVA quer juntar documentos e memórias dos portugueses sobre a pandemia

NOVA Medical School vai fazer testes de diagnóstico COVID-19 a quem viajar para a Madeira com partida em Lisboa

1 jul 2020

Quem viajar para a Madeira com partida de Lisboa passa a poder ser testado à COVID-19 gratuitamente a partir de dia 1 de julho. Através de uma parceria estabelecida entre a NOVA Medical School da Universidade NOVA de Lisboa e o Governo Regional da Madeira, os testes de diagnóstico vão ser realizados pelo CEDOC – Centro de Estudos de Doenças Crónicas, de segunda a sexta-feira, entre as 8h00 e as 10h00.

Ler maisNOVA Medical School vai fazer testes de diagnóstico COVID-19 a quem viajar para a Madeira com partida em Lisboa

Estudante do ITQB NOVA que desenvolveu uma câmara de descontaminação distinguido pelo Ministro da Defesa

29 jun 2020

Wilson Antunes, estudante de doutoramento do ITQB NOVA, foi distinguido pelo Ministro da Defesa com a Medalha da Defesa Nacional, pelo desenvolvimento de uma Câmara de Descontaminação do Exército. 

O protótipo de uma câmara de descontaminação portátil para desinfetar máscaras foi desenvolvido no Centro de Investigação da Academia Militar para permitir a descontaminação e reutilização de máscaras.

Ler maisEstudante do ITQB NOVA que desenvolveu uma câmara de descontaminação distinguido pelo Ministro da Defesa