10 ago 2020
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA, através do CENIMAT (Centro de Investigação de Materiais) e da UCIBIO (Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas), integra um consórcio que recebeu um financiamento de meio milhão de euros para desenvolver o projeto “Eco2Covid – Desenvolvimento de Plataformas de Deteção e Monitorização em Águas do Coronavírus”. Para além da FCT NOVA, integram o consórcio a Tejo Atlântico, a Universidade de Coimbra e o INOVA+.
A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA (NOVA FCSH) está a estudar o impacto da COVID-19 na noite de Lisboa e do Porto, convidando para isso músicos, DJs, promotores de eventos, empresários e gerentes de espaços de lazer noturno, trabalhadores do setor e frequentadores regulares destes ambientes a responder a um
A Patient Innovation é uma iniciativa com soluções inovadoras para a COVID-19, que conta com o apoio da Nova School of Business & Economics (Nova SBE) e da Fundação Calouste Gulbenkian através da Gulbenkian Nova Chair / Cátedra, bem como da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM), Copenhagen Business School e Fundação para a Ciência e Tecnologia.
A COLife, aliança que junta seis institutos de investigação em ciências da vida da região de Lisboa e Oeiras, está a levar a cabo vários esforços colaborativos no âmbito da COVID-19.
A Universidade NOVA de Lisboa viu aprovados nove projetos no âmbito do RESEARCH 4 COVID-19, o apoio especial da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), para projetos de implementação rápida que deêm resposta à pandemia de COVID-19. Este financiamento representa cerca de 260 mil euros para soluções inovadoras que respondem às necessidades que o país enfrenta na luta contra a pandemia.
Alexandre Abrantes, André Vieira, Pedro Aguiar e Vasco Ricoca
José Fragata
O Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (CEDOC) e o Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB NOVA), juntamente com o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), o Instituto de Medicina Molecular (iMM) e o Instituto de Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET), criaram o consórcio Serology4Covid, com o objetivo de implementar um ensaio serológico de deteção de anticorpos para a COVID-19 na população portuguesa.
Inês Fronteira