Consórcio integrado pela FCT NOVA recebe financiamento de meio milhão de euros para projeto sobre deteção da COVID-19 em águas residuais

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA, através do CENIMAT (Centro de Investigação de Materiais) e da UCIBIO (Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas), integra um consórcio que recebeu um financiamento de meio milhão de euros para desenvolver o projeto “Eco2Covid – Desenvolvimento de Plataformas de Deteção e Monitorização em Águas do Coronavírus”. Para além da FCT NOVA, integram o consórcio a Tejo Atlântico, a Universidade de Coimbra e o INOVA+.

Ler maisConsórcio integrado pela FCT NOVA recebe financiamento de meio milhão de euros para projeto sobre deteção da COVID-19 em águas residuais

NOVA FCSH estuda impacto da COVID-19 na noite de Lisboa e Porto

7 mai 2020

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA (NOVA FCSH) está a estudar o impacto da COVID-19 na noite de Lisboa e do Porto, convidando para isso músicos, DJs, promotores de eventos, empresários e gerentes de espaços de lazer noturno, trabalhadores do setor e frequentadores regulares destes ambientes a responder a um inquérito online.

Ler maisNOVA FCSH estuda impacto da COVID-19 na noite de Lisboa e Porto

30 de abril de 2020

Mensagem do Reitor da NOVA, Professor Doutor João Sàágua

Caras e caros membros da Comunidade NOVA,

Dado o fim do Estado de Emergência determinado pelo Presidente da República, a Universidade NOVA de Lisboa vai proceder ao levantamento faseado e seguro das restrições que dele advinham.

A NOVA, que nunca parou em tempos de emergência, dirá, novamente, “presente!”.

Ler mais30 de abril de 2020

Patient Innovation

28 abr 2020

A Patient Innovation é uma iniciativa com soluções inovadoras para a COVID-19, que conta com o apoio da Nova School of Business & Economics (Nova SBE) e da Fundação Calouste Gulbenkian através da Gulbenkian Nova Chair / Cátedra, bem como da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM), Copenhagen Business School e Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Embora não se restrinja à COVID-19, a plataforma tem neste momento uma página dedicada a soluções específicas para esse problema.

Ler maisPatient Innovation

Aliança COLife reúne esforços contra a COVID-19

27 abr 2020

A COLife, aliança que junta seis institutos de investigação em ciências da vida da região de Lisboa e Oeiras, está a levar a cabo vários esforços colaborativos no âmbito da COVID-19.

A aliança, na qual a NOVA está representada através do Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NOVA Medical School (CEDOC-NMS) e o Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA), lançou recentemente o website onde, entre outros recursos, apresenta uma compilação de iniciativas colaborativas

Ler maisAliança COLife reúne esforços contra a COVID-19

Research 4 COVID-19: FCT aprova 9 projetos da NOVA para combater o novo coronavírus

24 abr 2020

Universidade NOVA de Lisboa viu aprovados nove projetos no âmbito do RESEARCH 4 COVID-19, o apoio especial da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), para projetos de implementação rápida que deêm resposta à pandemia de COVID-19. Este financiamento representa cerca de 260 mil euros para soluções inovadoras que respondem às necessidades que o país enfrenta na luta contra a pandemia.

Ler maisResearch 4 COVID-19: FCT aprova 9 projetos da NOVA para combater o novo coronavírus

Excesso de Mortalidade, em Portugal, em Tempos de COVID-19

24 abr 2020

Alexandre Abrantes, André Vieira, Pedro Aguiar e Vasco Ricoca
Centro de Investigação em Saúde Pública
Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade NOVA de Lisboa

Um mês após a primeira morte registada por COVID-19 em Portugal, registaram-se 18 051 casos e 599 mortes por COVID-19, ou seja uma incidência cumulativa de cerca de 176 casos por 100,000 habitantes e uma letalidade de 3,3 %. Entre 16 de março e 14 de abril, registaram-se mais 1 255 óbitos do que o esperado, com base na mortalidade média diária durante os 10 anos anteriores.

Ler maisExcesso de Mortalidade, em Portugal, em Tempos de COVID-19

Saúde: a nossa primeira etapa de normalização

21 abr 2020

José Fragata
Cirurgião Cardiotorácico
Vice-Reitor da Universidade NOVA de Lisboa
Professor Catedrático da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Desde 2 de março que o Sistema de Saúde em Portugal se tem virado, de forma exemplar, para dar resposta à pandemia. E isso é fruto de um esforço coletivo, muito centrado nos profissionais, mas também da boa liderança de topo. Resultado: o aplanamento da curva epidemiológica, que, prolongando a prevalência viral no tempo, logra, contudo, reduzir o impacto sobre os serviços de saúde.

Ler maisSaúde: a nossa primeira etapa de normalização

Serology4Covid

20 abr 2020

O Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (CEDOC) e o Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB NOVA), juntamente com o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), o Instituto de Medicina Molecular (iMM) e o Instituto de Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET), criaram o consórcio Serology4Covid, com o objetivo de implementar um ensaio serológico de deteção de anticorpos para a COVID-19 na população portuguesa.

Ler maisSerology4Covid

É tempo de conter a virose social

20 abr 2020

Inês Fronteira
Professora no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade NOVA de Lisboa

Vivemos dias singulares, dias marcados por um vírus que, dia a dia, se vai conhecendo. Dias compassados por boletins que concentram dados de casos novos, de casos que se acumulam, de doentes, daqueles que morrem e daqueles que sobrevivem. Discute-se se estamos a fazer tudo, se podemos fazer mais, discute-se, até, se podemos fazer menos perante um país que começa a agonizar económica e socialmente.

Ler maisÉ tempo de conter a virose social