30 de abril de 2020

Mensagem do Reitor da NOVA, Professor Doutor João Sàágua

Caras e caros membros da Comunidade NOVA,

Dado o fim do Estado de Emergência determinado pelo Presidente da República, a Universidade NOVA de Lisboa vai proceder ao levantamento faseado e seguro das restrições que dele advinham.

A NOVA, que nunca parou em tempos de emergência, dirá, novamente, “presente!”.

Desde o início da crise pandémica, tenho-me (tele)reunido diversas vezes com os Diretores das Unidades Orgânicas (UO), com os Serviços de Ação Social e com as Associações de Estudantes, de forma a fazer um levantamento das necessidades, preocupações e desafios que todos enfrentamos. Neste período, têm sido elaborados relatórios quinzenais, que, agora, nos guiaram na identificação das áreas e atividades que devem ser objeto principal do levantamento das medidas de contenção para garantir o sucesso deste 2º semestre académico.

Dada a autonomia das UO, bem como a sua heterogeneidade e multidisciplinaridade, compete aos seus órgãos próprios, desde logo aos Diretores, o desenho, a aplicação e a comunicação das medidas concretas de regresso à atividade presencial, em quaisquer das suas áreas de atividade. Essas medidas devem respeitar o ” Plano Geral da NOVA para reativação faseada das atividades presenciais “, que foi objeto de Despacho Reitoral hoje também publicado.

O Plano é muito detalhado e deve ser lido com atenção. Ele prescreve, por exemplo, o uso obrigatório de máscaras – que serão disponibilizadas gratuitamente pela NOVA até ao final do semestre –, o distanciamento social obrigatório em todas as situações presenciais, e a preferência por ensino à distância e teletrabalho, sempre que possível.

Este Plano vigorará de 4 de maio a 31 de agosto, sendo permanentemente avaliado. Para isso, criei uma comissão de acompanhamento, que coordenarei, de forma a monitorizarmos este processo gradual de abertura e a revermos as nossas políticas, sempre que se justifique e que novas normas das autoridades sejam adotadas, consoante o evoluir da pandemia.

Estou certo de que neste regresso saberemos lidar e vencer os nossos três inimigos principais: o medo, o desânimo e o descuido. A interajuda, o espírito de serviço público e a nossa própria determinação individual são, mais do que nunca, essenciais.

Sempre focada na missão de servir a sociedade através do conhecimento, a NOVA irá abrir ao máximo as atividades presenciais necessárias, comprometendo ao mínimo a segurança de todos.

Com os melhores votos,

João Sàágua
Reitor da Universidade NOVA de Lisboa