Dispositivo para monitorização da tosse desenvolvido por estudantes da NOVA selecionado para programa de aceleração da União Europeia

24 jun 2020

Um grupo de estudantes do curso de Engenharia Biomédica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA desenvolveu o C-mo, um dispositivo para monitorização e avaliação de diferentes padrões de tosse. Esta ideia ganhou particular relevância na fase que atravessamos, pelo facto da tosse ser um dos sintomas principais da Covid-19.

A C-mo Medical Solutions responde a uma necessidade clínica através de um dispositivo de monitorização da tosse que fornece uma avaliação abrangente dos padrões distintos de tosse de um paciente.

O projeto, que venceu o NOVA Idea Competition 2019, concurso interno de planos de negócio da NOVA que pretende promover a cultura empreendedora dentro da universidade, foi recentemente o único projeto relacionado com uma Universidade portuguesa a ser selecionado para o programa de aceleração de empresas da União Europeia EIT Health Headstart. Neste âmbito, os estudantes vão receber mentoria, apoio ao desenvolvimento de negócio e apoio financeiro até 50 mil euros.

O objetivo do dispositivo é facilitar e agilizar o diagnóstico da doença subjacente da tosse, permitindo a adoção de terapias e tratamentos personalizados e precisos.

Mais informação aqui.

_
Nas notícias

Expresso – Jovens portugueses criam dispositivo que acaba com os segredos da tosse