24 jun 2020
Um grupo de estudantes do curso de Engenharia Biomédica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA desenvolveu o C-mo, um dispositivo para monitorização e avaliação de diferentes padrões de tosse. Esta ideia ganhou particular relevância na fase que atravessamos, pelo facto da tosse ser um dos sintomas principais da Covid-19.
A C-mo Medical Solutions responde a uma necessidade clínica através de um dispositivo de monitorização da tosse que fornece uma avaliação abrangente dos padrões distintos de tosse de um paciente.
O projeto, que venceu o NOVA Idea Competition 2019, concurso interno de planos de negócio da NOVA que pretende promover a cultura empreendedora dentro da universidade, foi recentemente o único projeto relacionado com uma Universidade portuguesa a ser selecionado para o programa de aceleração de empresas da União Europeia EIT Health Headstart. Neste âmbito, os estudantes vão receber mentoria, apoio ao desenvolvimento de negócio e apoio financeiro até 50 mil euros.
O objetivo do dispositivo é facilitar e agilizar o diagnóstico da doença subjacente da tosse, permitindo a adoção de terapias e tratamentos personalizados e precisos.
Mais informação aqui.
_
Nas notícias
Expresso – Jovens portugueses criam dispositivo que acaba com os segredos da tosse