29 jun 2020
Wilson Antunes, estudante de doutoramento do ITQB NOVA, foi distinguido pelo Ministro da Defesa com a Medalha da Defesa Nacional, pelo desenvolvimento de uma Câmara de Descontaminação do Exército.
O protótipo de uma câmara de descontaminação portátil para desinfetar máscaras foi desenvolvido no Centro de Investigação da Academia Militar para permitir a descontaminação e reutilização de máscaras.
Com a descontaminação a seco, a integridade da máscara é mantida, permitindo que sejam reutilizadas com total segurança. O desenvolvimento desta câmara pode assim contribuir para a redução da pegada ecológica na luta contra a pandemia do COVID-19.
O major Wilson Antunes foi um dos 40 militares destacados pelos esforços das Forças Armadas na luta contra a pandemia de COVID-19. As medalhas da Defesa Nacional distinguiram diferentes tipos de operações desenvolvidas pelos diversos ramos das Forças Armadas, desde a descontaminação ao transporte, alimentação, hospitais de campanha e iniciativas de consciencialização escolar.
Wilson Antunes é estudante de doutoramento no Microbial Development Lab, estando a trabalhar na investigação da estrutura e papel dos esporos do Clostridium difficile, sob a orientação de Adriano Henriques e Mónica Serrano. Está também envolvido no projeto RACED (Risk Assessment for CB Exposure after Decontamination) da Agência Europeia de Defesa (AED) para perceber a eficácia das metodologias de descontaminação atualmente utilizadas pelas diferentes forças militares dos exércitos europeus.
Fonte: ITQB NOVA
_
Nas notícias
Público – Defesa condecora 40 militares da luta contra a covid-19
Antena 1 | 90 Segundos de Ciência – Ep. 447 Wilson Antunes – Quão limpo está o limpo? Projeto RACED quer tornar mais eficientes as atuais metodologias de descontaminação