Instituto de História Contemporânea da NOVA quer juntar documentos e memórias dos portugueses sobre a pandemia

13 jul 2020

A pandemia causada pelo Coronavirus SARS-CoV2 representa um momento invulgar que afeta diretamente toda a população. Sabendo da importância de reunir o máximo de testemunhos que possam dar a conhecer os efeitos da pandemia Covid-19 na sociedade portuguesa, Investigadores do Instituto de História Contemporânea da NOVA (IHC – NOVA FCSH) apresentaram o Memória Covid, um projeto que pretende documentar a pandemia em curso para memória futura. 

O projeto Memória Covid tem como principais objetivos constituir um arquivo online e, posteriormente, uma coleção de livre acesso (repositório) que possa ajudar a refletir como a pandemia está a ser vivida em Portugal, nas suas várias dimensões. Pretende-se recolher e preservar contribuições de conteúdo digital e, posteriormente, publicar memórias para as gerações futuras de como a pandemia Covid-19 alterou o quotidiano em Portugal e levou à emergência de novos comportamentos.

Os Investigadores do IHC – NOVA FCSH convidam à partilha de experiências, através do envio de fotografias, cartazes, sons, vídeos, histórias pessoais ou diários em relação à pandemia.

Mais informações no site do projeto.

_
Nas notícias

Visão – Memória COVID – página recolhe as memórias dos portugueses sobre a pandemia
Público – Académicos querem juntar memórias e documentos sobre pandemia em Portugal
Observador – Site para recolha de memórias sobre a COVID-19 [min 00:24:20]

Foto: Imagem escolhida para o site do projeto