22 de março de 2020

Mensagem do Reitor da NOVA, Professor Doutor João Sàágua

Caros membros da Comunidade NOVA,

Tendo sido decretado o estado de emergência em Portugal no passado dia 18 de março de 2020, o Governo promulgou um decreto de lei que determina um conjunto de medidas que entraram em vigor a 22 de março de 2020, as quais visam conter a transmissão do novo coronavírus e a expansão da doença COVID-19.

Assim, em linha com as orientações do Governo, procurando garantir o regular funcionamento da instituição e respeitando todas as normas de saúde pública, a Universidade NOVA de Lisboa, determina que, a partir de dia 23 março de 2020:
1. O trabalho à distância ou teletrabalho passa a ser aplicado a todos os trabalhadores da NOVA, com exceção das situações em que é imperioso continuar a assegurar trabalho presencial;
2. São considerados serviços essenciais com necessidade de presença física dos trabalhadores em instalações da NOVA:
– Atividades tecnológicas, médicas e biológicas, associadas à investigação científica, incluindo laboratórios, cabendo aos Diretores das Unidades Orgânicas determinar os serviços essenciais que terão de continuar a ser garantidos;
– Serviços prestados nas cantinas e residências, que deverão ser assegurados através de um regime de rotatividade dos trabalhadores afetos a esta atividade;
– Serviços de manutenção, limpeza e vigilância dos edifícios e espaços exteriores/verdes;
– Serviços mínimos administrativos, técnicos e financeiros necessários ao funcionamento da Universidade no atual contexto.
3. Cada trabalhador que necessite de deslocar-se fisicamente para qualquer das instalações da NOVA, para efeito de cumprimento dos serviços essenciais ou de suporte aos mesmos, deverá preencher uma declaração (ver despacho) que terá de ser autorizada pelo Reitor ou Diretor da Unidade Orgânica, conforme se aplique.

As medidas que aqui partilho com todos podem ser consultadas em maior detalhe no Despacho Reitoral Nº122 / 2020, cabendo aos Diretores das Unidades Orgânicas, por minha delegação, especificar a implementação de algumas destas medidas. A NOVA atualizará a informação, sempre que se justifique, através do seu website (www.unl.pt).

Continuo a acompanhar pessoalmente, e em permanência, o evoluir da situação, juntamente com os Diretores das Unidades Orgânicas, monitorizando o regular funcionamento da atividade da NOVA.

Perante o atual contexto, sem paralelo, que o país e o mundo enfrentam, as medidas implementadas visam salvaguardar a segurança e a saúde da nossa comunidade. Relembro também que está nas mãos de cada um de nós a adoção de medidas e comportamentos responsáveis, seguindo as recomendações das autoridades de saúde. Só assim poderemos evitar a propagação desta pandemia.

Contem comigo para, juntos, superarmos as dificuldades pessoais, familiares e institucionais que estamos a enfrentar.

Com os melhores votos,

João Sàágua