22 de março de 2020

Mensagem do Reitor da NOVA, Professor Doutor João Sàágua

Caros membros da Comunidade NOVA,

Tendo sido decretado o estado de emergência em Portugal no passado dia 18 de março de 2020, o Governo promulgou um decreto de lei que determina um conjunto de medidas que entraram em vigor a 22 de março de 2020, as quais visam conter a transmissão do novo coronavírus e a expansão da doença COVID-19.

Ler mais22 de março de 2020

Quarentena ao som da playlist NOVA Música

A NOVA Música está a seu lado nesta quarentena! Para estudar, trabalhar, fazer exercício ou descansar, não perca as sugestões musicais da NOVA.

As compilações incluem alguns temas de bandas de antigos e atuais alunos da NOVA e ainda hits de bandas que já passaram pelo Festival NOVA Música.

Todas as semanas estará disponível uma playlist diferente. Oiça já!
NOVA Música #1
NOVA Música #2
NOVA Música #3
– NOVA Música #4
NOVA Música #5
NOVA Música #6

NOVA Desporto promove atividade física em direto durante período de quarentena

A NOVA não para durante a quarentena! Os elementos da comunidade NOVA podem manter-se ativos mesmo estando em casa com as atividades físicas promovidas pela NOVA Desporto.

Yoga, Pilates e Treino Funcional são as três modalidades com aulas em direto a que poderá assistir por estes dias na conta de Instagram da NOVA Desporto. Existem atividades todos os dias, em horários diversos.

Consulte o horário e junte-se à equipa!


Treinar e estudar em tempos de pandemia

Com o desporto no sangue, os estudantes atletas da NOVA tentam conjugar dois mundos: os treinos e o curso. O vírus veio revolucionar as rotinas destes atletas, mas com a NOVA Desporto conseguiram manter-se ativos durante período de quarentena.

Fique a conhecer o testemunho de seis estudantes atletas da NOVA FCSH aqui.


Ginástica Laboral

Os SASNOVA deram início ao programa ‘Be Active’ para combater os malefícios provenientes da permanência muito prolongada em frente do PC. O programa propõe duas pausas (uma de manhã e outra de tarde), de apenas 10 minutos, com exercícios específicos para o efeito, coordenados por um monitor. As aulas já estão a decorrer na plataforma Zoom, de segunda a sexta-feira, às 11h30 e às 15h00.

Mais informação aqui.

Especialistas da NOVA vão ajudar a reparar ventiladores inactivos para tratamento de doentes com COVID-19

24 mar 2020

Em tempos conturbados como os que vivemos, parece nunca ter feito tanto sentido a nossa missão: servir a sociedade através do conhecimento e da inovação. Por isso, a Universidade NOVA de Lisboa associou-se a mais uma iniciativa que coloca os especialistas e o conhecimento produzido na Universidade no combate à doença por COVID-19: a plataforma Vent2Life.

A Vent2Life resulta do movimento social ProjectOpenAir e tem como objetivo identificar e reparar os ventiladores e equipamentos sem utilização nas mais diversas instituições, públicas ou privadas, coletivas ou individuais, do ensino à indústria, para equipar hospitais e ajudar no tratamento de doentes com o novo coronavírus.

Ler maisEspecialistas da NOVA vão ajudar a reparar ventiladores inactivos para tratamento de doentes com COVID-19

Iniciativa empreendedora promove a partilha da inteligência coletiva na comunidade académica

23 mar 2020

Beyond COVID19 é a iniciativa empreendedora através da qual a Faculdade de Ciência e Tecnologia da NOVA desafia a comunidade académica a contribuir com um impacto positivo e otimista para além desta doença.

A Beyond COVID19 tem como objetivo fornecer uma solução para todos aqueles que procuram ajudar de alguma forma e contribuir para superar a situação que enfrentamos atualmente devido à nova doença provocada por coronavírus – COVID19, e não sabem como fazê-lo. Além disso, visa promover uma análise séria sobre os diferentes desafios que o mundo, mas mais especificamente Portugal, enfrenta atualmente e promover o aparecimento e a partilha de soluções criativas e inovadoras, através do poder da inteligência coletiva e da comunidade.

Ler maisIniciativa empreendedora promove a partilha da inteligência coletiva na comunidade académica

Angariação de fundos para aquisição de ventiladores para o SNS. Colabore!

22 mar 2020

Reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) com equipamentos de ventilação na luta contra a Covid-19 é o objetivo da campanha “Ventile esta causa”. A iniciativa é da NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa (NMS), que, junto de empresas e particulares, está a angariar fundos para a aquisição de ventiladores destinados ao Serviço Nacional de Saúde.

Sem valor mínimo de contributos, os interessados em contribuir devem aceder ao formulário para doação ou enviar um e-mail para geral.dir@nms.unl.pt, ao cuidado de Marta Amado.

Apelamos a todos os membros da Comunidade NOVA e da sociedade em geral na participação e divulgação desta iniciativa de combate à pandemia que o nosso país e o mundo enfrentam.